22

Maio

29

Maio

Rádio Afrolis

Carla Fernandes e Herberto Smith

O audioblogue Rádio AfroLis é um espaço de expressão cultural produzido por descendentes de africanos a viver em Lisboa: a jornalista Carla Fernandes e o fotógrafo Herberto Smith.

Sema­nal­mente, em for­mato de entre­vista áudio, artis­tas mais e menos conhe­ci­dos, pes­soas mais e menos comuns falam sobre negri­tude, racismo e iden­ti­dade, expondo as diver­sas face­tas da cons­ci­ên­cia negra emer­gente em Portugal.

A ins­pi­ra­ção e o intuito é repre­sen­tar os vários por­tu­gue­ses afri­ca­ni­za­dos e afri­ca­nos apor­tu­gue­sa­dos que vivem nas ruas e bair­ros de Lis­boa, pre­sença esta que não é regu­lar­mente espe­lhada nos órgãos de comu­ni­ca­ção social. O Rotas & Ritu­ais marca, este ano, os 40 anos das inde­pen­dên­cias das cha­ma­das ex-colónias por­tu­gue­sas e é, por isso, o espaço pri­vi­le­gi­ado para a Afro­Lis docu­men­tar, atra­vés de entre­vis­tas e peças de rádio pro­du­zi­das durante o decor­rer do fes­ti­val, mais um capí­tulo da expe­ri­ên­cia afri­cana e negra em Lisboa.

Este tra­ba­lho pode ainda ser acom­pa­nhado em www.radioafrolis.com.