COLONIALISM SUCKS, Sanaa Hamid
Animação, Reino Unido, 2014, 51’
Legendas: Português e Inglês; M/12
Este filme de animação incide sobre o impacto do colonialismo e é resultado da pesquisa de imagens no arquivo do Museu Real de Engenheiros. Através de recortes de imagens, é possível compreender como se caracteriza o olhar colonial e ainda, conhecer a mentalidade política e social da época e as suas consequências quando combinada com o poder dos militares. A noção do que é politicamente correcto é re-analisada, bem como, o comportamento ofensivo e desrespeitador de alguns militares. Apesar do humor das animações, a mensagem é extrema, já que põe em causa o impacto da presença militar ao longo da história e nos dias de hoje.
+ CABRALISTA, Valério Lopes
Documentário,Cabo Verde e Luxemburgo, 2011, 56’
Legendas: Português e Inglês; M/12
Amílcar Cabral foi um líder guineense, escritor, político e lutador pela liberdade, assassinado em 1973. Cabralista centra-se no legado por ele deixado e no aparecimento do movimento cabralista na África revoltada.
O documentário reflecte sobre o que ficou na memória colectiva e como a influência das ideias de Cabral se repercutiram muito além do continente africano. O intuito é disseminar as palavras e sabedoria de Cabral e apoiar o conceito por ele criado de reafricanização politico-social dos espíritos, reconhecido em todo o mundo como um pilar da emancipação africana. Composto por gravações de voz e citações humanistas inéditas e efeitos visuais modernos, este documentário é uma visão única da África de ontem e de hoje.